
Essa é mais uma coluna do Blog da Gripe Zumbi, é a coluna "Botecagem". Coluna onde dedicarei a falar sobre assuntos do mundo dos botecos e demais coisas referentes aos mesmos.
Para dar inicio a coluna, farei uma breve seleção de algumas coisas que não podem em hipótese alguma faltar em um boteco. Aqueles que sabem do que estou falando entenderão o verdadeiro sentido das coisas aqui mencionadas, afinal, os "botequeiros" se entendem.
Lembrem-se, quando falo em boteco, falo em algo aceitável, algo que qualquer ser humano pode frequentar. E dane-se se você falar que pra ser boteco tem que ser ultra-copo-sujo, rodeado de mendigos, pinguços e com aquela estufa cheia de moscas e um ovo 12 anos, que chega a estar roxo de tanto tempo lá dentro, não é disso que estou falando. E também duvido que vá em um estabelecimento assim.
01 - Balcão
Todo boteco que se preze tem um balcão para podermos colocar nossa bebida. Tudo bem, uma mesa de vez em quando é legal e coisa e tal, porém, não há nada melhor que poder beber estando no balcão de um boteco.

02 - Caneca
Para aquele que sabe apreciar uma boa cerveja, sabe que não há nada igual beber cerveja em caneca. Seja pela inspiração Viking que pulsa em todo bom bebedor de cerveja, seja pelo simples fato de a caneca caber mais cerveja, mas o fato é que a caneca é insubstituível.
É fato, que bom atendimento é a chave para que aqueles que apreciam rodadas de bebedeira, possam voltar sempre aos mesmo bares. Não há nada pior do que ir beber em algum lugar e ser mal atendido. Além de ser 100% certo de que nunca mais os bons bebedores (digo, aqueles que bebem muito) voltar a um lugar que foram mal atendidos.
Fazer amizade com os garçons e com o dono do boteco também é muito vantajoso, pois é a certeza de se obter inúmeras vantagens nas bebedeiras. Desde reservarem as cervejas mais geladas pra você, obter descontos assombrosos, até deixar você beber fiado, quando estiver sem nenhum centavo.
Em alguns casos, o garçom é o próprio dono do boteco, aí a coisa fica melhor ainda.
04 - Petisco
Boteco que se preze tem que ter o famoso tira-gosto. Pode ser desde os espetinhos até as famosas porções. Toda pessoa que bebe, gosta de saborear um bom petisco, feito com muito asseio e cuidado.
05 - Caixa registradora antiga
Reparem, um bom boteco, tem sempre uma velha caixa registradora, nem que seja ali, em um cantinho encostada, mas que tem, tem. Quanto mais velha a registradora, mais velho o boteco, quanto mais velho o boteco, mais tradicional ele é, quanto mais tradicional ele é, melhor a qualidade do boteco.
06 - Pinga "curraleira"
Sim. Um bom boteco tem que ter aquela pinga que ninguém sabe a procedência, porem só a conhecem pela alcunha de "curraleira". Essa pinga te dá uma baita dor de cabeça no outro dia, te deixa chapado só de se sentir o cheiro, porém você a toma e sempre pede mais uma dose.
07 - Música Doída
Claro que não vamos a um boteco na esperança de ouvirmos um Jazz ou Blues (seria bom d+, pra ser verdade). Mas sim uma música que trate de algum tema relacionado a amor, paixão e por aí vai. Música que em qualquer outra situação você nunca a ouviria, chego até mesmo a dizer que se ouvisse nem iria perceber que tinha algo tocando, mas que no boteco soa até agradavelmente.
Óbvio que também não se trata daqueles "breganejos", forrós de teclados, mulheres com gritos estridentes e aqueles caras que cantam parecendo que alguém lhes colocou uma rolha na b&N3@.
Mas sim algo mais raiz, mas dolorido sonoricamente, se é que posso usar esse termo. Cito aqui alguns exemplos:
- Rapariga do Bonfim - composição de Elthomar Santoro Jr. (Montes-clarense, e infelizmente não valorizado como deveria ser, uma vez que essa é uma das melhores músicas já compostas no país.
- Boate azul - composição de Joaquim e Manoel e executada por João Mineiro e Marciano e Matogrosso e Mathias.
- Telefone mudo - composição de Franco e Peão Carreiro e executada por Trio Parada Dura.
E por ai vai.
08 - Palitinho de dente, saleiro, molho de pimenta e guardanapo
Ítem obrigatório das mesas e balcões dos botecos. Alguns são mais estilosos e outros mais simples, mas sempre estão lá para acompanhar os botequeiros.
09 - Brothers
Nenhuma bebedeira é boa se você não estiver cercados por amigos e amigas. Quanto mais amigos, mais bebida.
Jogar conversa fora, olhar gostosas passando na rua, reclamar do trabalho, reclamar da vida, distrair. Tudo isso faz parte desse item.
10 - Brindar
Não se inicia uma boa bebedeira sem que antes se faça um brinde. Isso remete diretamente ao item 09 e ao 11. Bebedeiras sempre se iniciam com um brinde. Afinal dizem que beber sem brindar, dá uma azar de 75 anos sem transar (tenho certeza que você não vai querer uma praga dessas)
11 - Cerveja sempre gelada e congelador sempre cheio de cerveja
Resolvi agregar esses dois itens porque acredito que um dependa do outro. Bem, pelos menos deveriam. Se vamos em algum boteco, vamos para beber, isso é lógico. E na maioria das vezes a bebida é a cerveja, então não há nada mais obvio do que ela sempre estar gelada. Se possível que ela esteja a - 5º, e que venha vestida de noiva. Em qualquer estação, seja inverno ou verão, a cerveja tem que estar sempre gelada. Isso é uma regra universal, é uma lei da natureza, e contrariar isso pode ocasionar no fim do mundo.
Outra coisa e sempre ter cerveja no congelador. É horrível quando estamos em algum boteco, no auge da bebedeira e vem o garçom e nos diz: "A cerveja acabou". Isto é o mesmo que levar um chute no s@c&. É mais broxante do que ver a Hebe pelada dançando a Macarena com o corpo besuntado de mel.
Outro lembrete pra você, pobre gafanhoto desavisado. Quando falo cerveja, digo de Brahma pra cima. Ignoro a existência ou mesmo a classificação em quanto cerveja de porcarias chamadas, Skol, Schin, Antartica e genéricos.
Experimente tomar uma Bohemia ou Original e tomar essas porcarias supracitadas pra você ver a diferença.
Agora uma utopia
Seria uma dádiva se em todos os botecos que frenquentássemos, belas atendentes com características germânicas e escandinavas nos atendesse e bebesse conosco. Olha ai abaixo, e digam se não é mesmo um sonho.








E aqui me despeço dessa primeira postagem da coluna "Botecagem". Caso tenha alguma outra sugestão de ítem que tenha faltado, comente ai, vamos ver se temos os mesmos gostos.
Valeu e até o próximo.
Cara,que post massa este de botecagem.
ResponderExcluirVc falou praticamente tudo.
So faltou dizer que no item 09(brothers),dentre todos os assuntos citados,tbm tem o papos nerds,que é o nosso preferido.
Fora isso,vc classificou tudo que realmente importa em um boteco.
Flw!!!
p.s:depois conte nossas histórias em botecos.
Vc sabe que temos coisas ótimas que devem ser compartilhadas.
Cara esse foi o melhor do blog até agora. Parabéns
ResponderExcluirValeu galera.
ResponderExcluirNeste momento, estou pegando todo este post, fotos e texto, e colocando no meu "smartphone"... De agora pra frente andarei com estas orientações de vida no meu bolso. Provavelmente os filhos que ainda não tive receberão estes ensinamentos!!!
ResponderExcluirE vc Rod, de hoje em diante te chamarei de
Rod Miyagi!!!
PS: Se achar que eu lhe devo royalties por mostrar sua obra pras pessoas, te pago uma cervejinha...
Cara, use a vontade. hehehehehe
ResponderExcluirAcredito que o mito do lendário com garçonetes peitudas escandinavas/germânicas não é mito. Beberei em todos os butecos possíveis até encontra-lo.
ResponderExcluirSigamos tentando achar tal oasis Gabriel.
ResponderExcluir