terça-feira, 6 de julho de 2010

O Gripe Zumbi e suas listas: A ária Largo al Factotum do Barbeiro de Sevilha em diferentes versões.


Largo al Factotum é a ária mais conhecida da ópera O Barbeiro de Sevilha, talvez você não a esteja reconhecendo pelo seu nome, mas com certeza já cantarolou ou mesmo ouviu alguém cantando seu famoso refrão... Fígaro, Fígaro, Fígaro. Isso mesmo, você conhece sim.

Uma das mais conhecidas árias de Gioacchino Rossini, a famosa ''Fígaro, Fígaro, Fígaro'' já ganhou diversas interpretações.


O maestro Jonh Neschling, que é ex-regente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Osesp, e que agora formou e irá inaugurar a esta com Companhia Brasileira de Ópera irá justamente usar O Barbeiro de Sevilha como seu primeiro trabalho. Uma por ser considerada uma das óperas mais populares do mundo e também por ter uma estrutura pequena, isso se comparada a mega produções como Aida, de Verdi.

O Barbeiro de Sevilha com sua pequena estrutura é ideal para rodar grandes distâncias e além de é claro ser conhecida pela maioria das pessoas. e como eu já disse, quem nunca ouviu ou cantarolou alguns ''Fígaro, Fígaro, Fígaro''? Tanto é que esta ária, a Largo al Factotum, interpretada pelo próprio barbeiro, já ganhou versões até em desenhos animados.

Veja alguns exemplos dessa famosa ária.

A versão da ópera, por uma meia


O Droopy de Tom e Jerry, também se aventurou a cantar


Aqui temos uma fantoche que também se aventurou a cantar


A ária interpretada por Hermann Prey, com a orquesta do Scala de Milão, sob a regência de Claudio Abbado


E por ultimo deixei aquela que é a versão mais conhecida dessa ária, arrisco-me a dizer que essa versão e tão ou mais conhecida do que a original. Já havia postado aqui em outra coluna, porém, tive que colocá-la novamente. Não canso de assistir essa cena.

Sim. Estou falando da versão cantada pelo Pica Pau. Acho que ele nunca esteve tão insano e cruel quanto neste episódio. Um desenho para ficar para a eternidade. Lindo e poético.

Assistam e se deliciem.


E ai, curtiu? Então comenta ai.

Um comentário: